O cryptomail consistiria num pequeno aplicativo a ser integrado no sistema de email de um servidor e que filtraria todos os emails antes dos mesmos serem encaminhados às respectivas caixas postais, realizando a seguinte operação:
- Se a mensagem não estiver criptografada:
- Se há uma configurção para que o email seja criptografado com a chave do destinatário e a mesma está presente, então o cryptomail cifra a mensagem.
- Caso contrário, o cryptomail não altera o conteúdo da mensagem.
Assim, é possível que mensagens que chegam a determinadas caixas postais sejam sempre armazenadas de forma criptografada independentemente de terem sido mandadas em texto puro ou criptografadas.
A grande vantagem em relação a uma mera criptografia na partição onde ficam as caixas postais consiste no fato de os/as administradores do servidor não terão como decifrar as mensagens que não sejam destinadas a eles/as, já que não terão as chaves privadas das caixas postais do resto dos/as usuários, o que podemos denominar de proteção dos dados contra acesso administrativo.
Pesquisa de soluções similares usando [procmail](http://www.procmail.org):
* Também achei o [gpg-mailgate](https://code.google.com/p/gpg-mailgate/), que parece ser o mais próximo (senão o ideal) do que imaginei.
No caso da [instalação do gpg-mailgate](https://code.google.com/p/gpg-mailgate/), pode ser necessário [encadear diversos content filters](http://www.irbs.net/internet/postfix/0504/1645.html), como também descrito [aqui](http://lists.debian.org/debian-user/2002/08/msg04858.html) e [aqui](http://www.irbs.net/internet/postfix/0506/2194.html).